A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo convoca a população paulista para que doe sangue antes do Natal e Ano Novo. O objetivo é garantir os estoques nos hospitais para o período de festas e férias, quando há grande volume de atendimentos de emergência e cirurgias que necessitam de transfusões de sangue, em razão de acidentes.
Em média os hemocentros do Estado costumam coletar 75 mil bolsas por mês. No período de festas de final de ano, as doações chegam a cair até 30%. Os sangues RH negativo são os mais raros e por isso os que mais precisam de doadores, principalmente nesta época.

Segundo dados da Hemorrede estadual, ligada à Secretaria, já no mês de novembro houve queda de aproximadamente 15% na coleta de bolsas na Grande São Paulo e no interior. “É fundamental que a população faça as doações antes que as festas comecem para evitar a redução dos estoques de sangue também no início do próximo ano”, afirma Osvaldo Donini, coordenador da Hemorrede.

O Estado de São Paulo tem cerca de 100 postos de coleta de sangue, sendo 40 deles na Capital. Em Dracena, o Banco de Sangue da Santa Casa está funcionando normalmente nas semanas de festas. Os doadores podem ir até o local, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h, na Rua São Paulo, ao lado da capela.

PARA SER UM DOADOR – Basta ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 Kg; também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação e não tenha ingerido bebida alcoólica. É necessário levar um documento com foto. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação.

QUEM NÃO PODE DOAR – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos.

(Com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo).

SERVIÇO – Os doadores podem procurar o Banco de Sangue, de segunda à sexta-feira, das 7 às 11h, na Rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa.