Embora continue suspenso em razão da falta temporária de kits de reagentes, necessária para a realização de exames no IAL (Instituto Adolpho Lutz), o trabalho de coleta de material (sangue) em cães, realizado em Presidente Prudente pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), deve ser retomado a partir da próxima segunda-feira (09/01) nos conjuntos habitacionais Ana Jacinta, Mário Amato e Residencial Mário Amato.
Segundo o diretor do órgão, o médico veterinário Célio Nereu Soares, trata-se de uma exceção, haja vista que grande número de moradores nestes bairros, ausentes durante as visitas dos agentes de apoio de zoonoses, em 2011, acabaram posteriormente reclamando da notificação que receberam do órgão.
“Essa notificação é aquela que a gente emite via postagem para que num período de 30 dias o proprietário leve o animal até o CCZ para que realizemos o procedimento, ou então apresentarem exame realizado em clínica particular. Normalmente, passado esse prazo, acionamos o Jurídico para tomar providências em relação àqueles que não atendem a notificação. Acontece que neste caso muitos moradores reclamaram que o bairro fica longe da sede do CCZ e que não dispõem de carro ou outros meios para levá-los até lá. Diante dessa reivindicação mútua e coletiva, vamos fazer novamente o bairro”, explica.
De acordo com Soares, das cerca de 600 residências notificadas no Ana Jacinta e adjacências, responsáveis por em torno de 300 animais não atenderam à notificação e por isso não compareceram ao CCZ.