O Programa Saúde na Escola, recém-implantado no país pelo Ministério da Saúde, irá beneficiar 21 escolas de São José do Rio Preto. Ao todo 10.112 estudantes serão beneficiados pelo programa.

Uma das primeiras ações ocorrerá no próximo mês de março, em que serão desenvolvidas atividades com foco em prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Estamos fechando a programação das atividades, que serão divulgadas posteriormente”, afirma o coordenador de promoção à Saúde da Secretaria de Saúde, Antônio Caldeira da Silva.

Para a implantação do projeto, o município vai receber verba de R$ 67 mil do Ministério da Saúde. A relação das escolas participantes está sendo finalizada.

Segundo o Ministério da Saúde, as ações do Programa Saúde na Escola serão desenvolvidas por equipes de Saúde da Família e profissionais dos NASFs (Núcleos de Apoio a Saúde da Família), em conjunto com as unidades escolares. As equipes serão responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento das atividades de promoção a saúde e avaliação das condições de saúde. Em Rio Preto, foram inscritas no projeto 10 equipes de saúde da família, em várias áreas de abrangência da cidade.

Em todo o Brasil, 50 mil escolas deverão ser atendidas pelo projeto, sendo 535 no Estado de São Paulo.