Nesta noite de quinta-feira (16), a Prefeitura de Dracena, através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, realizou na Casa dos Médicos de Dracena uma capacitação sobre “Dengue” com os profissionais de saúde do município. 

O médico Alcides Carlos Bocca proferiu palestra com o objetivo de habilitar os profissionais de saúde dracenenses para o diagnóstico e manejo clínico adequado na promoção da assistência ao paciente. Com a circulação do sorotipo 4 no estado de São Paulo, o quadro epidemiológico de “Dengue” aponta para a vulnerabilidade de ocorrência de um aumento das formas graves da doença, possibilitando o risco de óbitos por dengue. Somado a isto, outro fator preocupante é o aumento de casos de dengue na faixa etária mais jovem, inclusive crianças. Doença febril aguda, de etiologia viral, transmitida por vetores artrópodes. O agente é um arbovírus, pertencente à família Flaviviridae. 

Alguns exemplos desta família incluem os vírus da Febre Amarela, Encefalite do Oeste do Nilo, Encefalite de St. Louis, Encefalite Japonesa e Rocio.  De curta duração, a doença apresenta evolução benigna na maioria dos casos. Caracteriza-se por um princípio brusco, podendo apresentar as seguintes formas clínicas: Dengue Clássico, Dengue Hemorrágico e Síndrome do Choque do Dengue. Recentemente se tem acrescentado mais uma forma, o dengue clássico com complicações.  Atualmente é a mais importante arbovirose que acomete o ser humano, e constitui-se em sério problema de saúde pública no mundo. Com exceção da Europa, ocorre em todos os continentes. Dissemina-se nas áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e proliferação do mosquito transmissor Aedes aegypti. 

 Agente Etiológico: O agente é um arbovírus, termo que designa organismos que são transmitidos por artrópodes, pertencente à família Flaviviridae, que reúne 68 espécies, das quais cerca de 30 causam doenças ao homem. São conhecidos 4 sorotipos causadores de dengue, classificados como: DEN-1, 2, 3 e 4. Todos já foram identificados em território paulista.  

Modo de Transmissão: O mosquito, ao picar uma pessoa doente, infecta-se com o vírus da dengue, assim permanecendo para o resto de sua vida. Quando vai alimentar-se novamente, de uma pessoa sadia, injeta juntamente com sua saliva, o vírus da doença, completando o ciclo de transmissão.  Período de Incubação: No homem, período de incubação é o tempo que decorre desde a picada infectante e o aparecimento de sintomas podendo variar de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias.  

Distribuição Geográfica: Há relatos de casos de dengue em todos os continentes desde o século passado. Pode-se dizer que a faixa de ocorrência da doença acompanha a faixa de distribuição dos vetores. Destacam-se como áreas com transmissão importante, o sudeste asiático, logo após a segunda guerra mundial e a região do Caribe, a partir dos anos 1970.