A Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública realizou no sábado (1º) e domingo (2), a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em cães e gatos, na cidade.
Segundo informações do médico veterinário, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses, Hugo Bachega, até o final da tarde de ontem (4), 4.508 animais foram vacinados, entre esses, 785 gatos e 3.723 cães. “A campanha atingiu as nossas expectativas, tendo em vista que a estimativa desses animais era praticamente esse número”.
Depois de dois anos sem a vacinação no Estado, a Secretaria do Estado da Saúde decidiu encaminhar as vacinas para os municípios. Somente em Dracena, o CCZ recebeu 11 mil doses.
Bachega pontua que as doses que sobrarem serão encaminhadas novamente a Secretaria do Estado.
A vacinação continua nas propriedades da zona rural e no Centro de Controle de Zoonoses até o fim deste mês.
A orientação é que os proprietários de cães e gatos não deixem de vacinar seus animais, a campanha de vacinação anti-rábica é de suma importância a população.
RAIVA – O último caso da doença registrado na cidade foi em 2010, em um morcego, que estava caído em uma residência no Jardim das Palmeiras. Antes dessa data, não há registro de casos da doença em cães e gatos, segundo informações do médico veterinário.
SERVIÇO – A vacinação será até o final deste mês, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) situado na rua Spinardi, n.º 03 – Jardim Vera Cruz. Os coordenadores da campanha solicitam que o responsável leve a carteira de vacinação do seu animal.