A nova unidade do ESF I (Estratégia da Saúde da Família) instalada no Jardim Jussara está superando as expectativas da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública. Inaugurada no início de agosto, já foram realizados 600 procedimentos, 500 exames laboratoriais e mais de 100 exames especiais (mamografias, ultrasonografias, entre outros).
O novo espaço conta com a médica generalista Laisa Pessoa Botton que atende em tempo integral de oito horas diárias. São aproximadamente 30 atendimentos diários em adultos e cinco em crianças.
Segundo informações da enfermeira responsável pelo ESF, Geiza Bernardo, uma vez por semana, a médica atende a população acamada do Jardim Jussara, Éden, Kennedy e Itália. Seis agentes comunitários também fazem atendimentos domiciliares e verificam as características de cada bairro atendido pela unidade. “O novo ESF próximo ao PAM (Pronto Atendimento Municipal) ajudou e muito a desafogar o número de atendimento”, diz a enfermeira.
A coordenadora do ESF, Iraci Pereira Lobo enfatiza que uma das novidades da unidade é promover palestras para os moradores. Já foram debatidos assuntos ligados a gestante, hipertensos e diabéticos e nos próximos dias está programada palestra sobre DST para os jovens. Há também um projeto em estudo que contará com a parceria do programa Viva a Vida, desenvolvido pelos alunos de Educação Física e Enfermagem da Fundec, que poderá trazer para o bairro atividades físicas desenvolvidas pelos moradores. “Vendo as características da população tentaremos debater novos temas. Sempre com o objetivo de prevenção na saúde”.
A secretária municipal de Saúde, Milena de Castro pontua que a nova Estratégia da Saúde da Família superou as expectativas pelo número de aceitação da população. “Essa é uma grande conquista, um espelho para que possamos avançar para os atendimentos e para outros bairros”.
A Prefeitura de Dracena repassa mensalmente R$ 34.488,86, a Santa Casa que administra os custos com pagamento dos funcionários e despesas adicionais como o material utilizado na ESF. Entre os benefícios da ESF está o modelo preventivo de saúde, ao invés do curativo, tendo como objetivo estabelecer vínculos com a população assistida, prevenindo os agravos à saúde.
NOVAS INSTALAÇÕES – A unidade atende provisoriamente em um espaço alugado, mas deverá ganhar sede própria no próximo ano.
O Jardim Santa Clara será contemplado ainda este ano, sem data definida, com a segunda unidade da ESF. A previsão é que seis unidades da Estratégia da Saúde da Família sejam implantadas em Dracena.
SERVIÇO – A ESF está localizada na rua Carlos Gomes, n.° 732. Os atendimentos são de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h (atende somente os moradores do Jardim Jussara, Éden, Kennedy e Itália). Informações pelo telefone (18) 3822-6746.