A Vigilância Epidemiológica estará fazendo hoje (4) de manhã, o trabalho de nebulização nas residências do Jardim das Palmeiras I, devido à confirmação de um caso positivo de dengue no bairro.

Segundo informações da profissional de IEC da Vigilância Epidemiológica, Marisa Alves, o caso foi confirmado no dia 28 de dezembro, mas apenas agora está sendo feito o trabalho de nebulização. Nove quarteirões próximos à residência do paciente infectado tiveram os trabalhos intensificados pelos agentes com o bloqueio para verificação dos possíveis lugares de criadores do mosquito da dengue e da utilização de veneno para erradicar o mosquito.

Marisa conta que o homem que adquiriu a doença passa bem e não houve a necessidade de interná-lo. A orientação é que antes de fazer a nebulização nas residências, os moradores do bairro retirem os animais por aproximadamente 30 minutos, devido ao forte cheiro e recolham as roupas dos varais.

ANO QUE PASSOU – Somente em 2012 em Dracena, foram registrados 19 casos autóctones (adquiridos na cidade) e seis importados. Os números diminuíram significativamente em comparação com 2011 quando foram registrados 140 casos autóctones e nove importados. “Isso mostra que a população está consciente com os cuidados em evitar água parada. Mesmo assim, todos devem continuar em alerta para que o número de casos esse ano diminua ainda mais”, diz Marisa.

CUIDADOS – O alerta para a prevenção contra a dengue, se justifica principalmente no período de chuvas, pois a procriação do Aedes aegypti é muito rápida. Mensalmente, o agente de saúde passa nas residências fazendo orientações a população. Cuidados como estar sempre limpando o quintal, calhas, evitar laje descoberta, caixa d’ água, pratos de planta e objetos inservíveis como latas, potes e plásticos devem ser sempre verificados para evitar o acúmulo de água.