A “Turma Dentista do Bem” promoveu ontem (18), a maior triagem odontológica do mundo. O evento ocorreu simultaneamente em 256 municípios brasileiros e em mais 10 países da América Latina e Portugal, onde pela primeira vez ‘Dentistas do Bem’ se mobilizaram no mesmo dia para identificar novos beneficiários para o projeto.

Em Dracena, a seletiva ocorreu na Emefi Moacir Simardi. De acordo com o dentista Lélio Frazilli, o objetivo é identificar crianças e adolescentes de 11 a 17 anos de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico mais complexo como, por exemplo, radiografias, ortodontia, próteses, cirurgias e implantes. Após passar por triagem, os selecionados serão encaminhados aos dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. “O dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família. Tudo é muito rápido e simples”, diz.

A seleção é feita por meio da aplicação de um índice de prioridade, que beneficia as crianças e os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. Cada selecionado recebe uma carta com o nome e o endereço do dentista voluntário que será responsável pelo seu tratamento. “Tudo isso para que todos possam ter primeiramente, uma saúde bucal mais adequada e a chance de ter um sorriso bonito para conseguir um emprego”, acrescenta Frazilli.

São mais de 14 mil dentistas voluntários espalhados nos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Em Dracena, oito dentistas voluntários participam desta ação entre eles, Renato Zanoli, Lélio Frazilli, Fabiana Plens, Carla Frazilli, Cláudio Cedroni e Vanessa Jacobi.

Lélio pontua que embora seja uma ONG, eles não recebem dinheiro do governo, apenas de empresas privadas que patrocinam a ação. “Quanto mais dentistas fizerem parte e se tornarem um voluntário, mais crianças serão atendidas, pois com esse projeto estamos trazendo a tona à realidade da saúde bucal no Brasil”, finaliza Frazilli.

As escolas municipais e estaduais e mais algumas entidades em Dracena, estarão participando da triagem do Projeto Dentista do Bem. A expectativa é que a próxima escola a receber a visita dos voluntários deva ser alguma do Jardim Brasilândia.

Os dentistas interessados em fazer parte do projeto, podem se cadastrar através do site: www.turmadobem.org.br