Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, na última segunda-feira, 28, o Ministério da Saúde passou a oferecer a vacina contra a hepatite A, em postos de saúde do País. O objetivo é imunizar 95% das crianças com faixa etária de 1 ano até um 1 ano e 11 meses.
Para o início da vacinação, alguns estados já receberam 1,2 milhão de doses. Outros lotes da vacina serão encaminhados ainda este ano e no decorrer de 2015, para atender 100% do público-alvo.
Em Dracena, ainda não há previsão para o início da vacinação, segundo informações da secretária de Saúde, Geni Pereira Lobo. Até a manhã dessa sexta-feira, 1º, a Secretaria ainda não havia sido informada sobre o período de recebimento das doses, pela Regional de Saúde de Presidente Venceslau, órgão responsável por distribuir as vacinas nesta região.
Com a vacinação contra a hepatite A, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O Ministério da Saúde investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano.
DOENÇA – A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. De acordo com a OMS, no Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes.
A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados. A estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados contribuem para a transmissão. A vacina tomada na infância gera proteção para a vida inteira, e evita casos graves e óbitos causados pela doença.