A Secretaria de Saúde realizou ontem, 13, o Dia “D” com oferecimento gratuito de vacinas contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), para jovens de 11 a 13 anos. A ação envolveu os postos de saúde dos bairros São Manoel, Jussara, Brasilândia, Santa Clara e Metrópole, das 8h às 15h.
Aquelas que não puderam se deslocar em um dos pontos de vacinação, poderão se imunizar durante esta semana no Centro de Saúde Takashi Enokibara (Postão), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. As vacinas também estarão disponíveis para garotas que ainda não receberam a primeira dose da imunização. Adolescentes deverão comparecer munidas de carteira de vacinação e documento de identidade acompanhado pelos pais ou responsável.
As doses de vacina passaram a fazer parte do calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) em março deste ano. A vacina contra o HPV é uma precaução do câncer de colo do útero, com eficácia de 98,8% contra a doença. A faixa etária foi escolhida porque nela a produção de anticorpos contra o câncer tem maior eficácia. Ao todo, há mais de 100 tipos de HPV. A vacina que será aplicada protege contra os quatro tipos mais recorrentes da doença: 6, 11, 16 e 18. A imunização, porém, é preventiva e não dispensa o uso de preservativos durante a relação sexual.