Na manhã de sexta-feira, 24, nas dependências da Emefi Guilherme Tammerick (Jardim Brasilândia), foi realizada cerimônia para marcar o lançamento oficial de entrega de kits do Programa Sorria São Paulo, uma parceria do município com o Governo Estadual. No evento, prestigiado pelo prefeito José Antonio Pedretti e pelos vereadores Luiz Coelho e Francisco Rossi, que também é dentista, ocorreu a entrega simbólica a 13 alunos.
Ao todo, foram adquiridos 8.500 kits. O investimento é de R$ 23 mil. O coordenador do programa de saúde bucal, da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, Marco Antônio Colman informou que os kits (escova, creme dental e fio dental) serão distribuídos a todos os alunos da rede municipal de ensino, escolas estaduais, gestantes atendidas nas unidades básicas de saúde, projetos e entidades que fazem atendimento de idosos, além do Programa Amigos do Peito e adultos atendidos periodicamente nos Postos de Saúde.
Colman explicou que um levantamento realizado com 150 crianças do município, com idade média de 6 anos, mostra que cerca de 55% delas não apresentam qualquer tipo de cárie. “A ideia é ampliar esse percentual ano a ano para atingirmos 100% de cárie zero nas nossas crianças”, disse.
Para o prefeito Pedretti investir na prevenção é o melhor caminho para reduzir os gastos com a saúde. “Há um ditado muito sábio que nós como gestores públicos precisamos adotar: é melhor prevenir do que remediar. Eu aposto nisso como a saída ideal para reduzirmos os problemas que enfrentados na área da saúde e, isso inclui a profilaxia odontológica” comentou.
SAÚDE BUCAL – O Programa Saúde Bucal, instituído no município há quase 12 anos, é composto atualmente por 15 dentistas e desenvolvido em todas as escolas e UBS (Postos de Saúde) da rede municipal. O objetivo é implementar ações preventivas permanentes nas crianças visando reduzir, no futuro, a necessidade de tratamento de combate à carie e outras doenças que surgem a partir da falta de higiene bucal.