Quatro turmas de alunos do 9° ano da Escola Estadual Prof.ª Julieta Guedes de Mendonça, na Vila Barros, participaram na manhã de ontem, 19, da atividade ‘Agente por um dia’. Os alunos acompanharam os Agentes de Controle de Vetores em visitas às residências para aprenderem sobre o dia-a-dia desses funcionários, que vistoriam os quintais e orientaram os moradores para que não haja possíveis criadores do mosquito da dengue, alertando sobre os sinais e sintomas da doença.
De acordo com Aline Andrade, subchefe de IEC da Vigilância, a ação faz parte da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue, e os estudantes puderam orientar os moradores sobre os possíveis lugares de contrair a doença que pode até matar. Os participantes chegaram encontrar larvas em uma das casas visitadas.
Aline pontua que o grupo pôde por em prática outro assunto bastante discutido em sala de aula durante as palestras, a leishmaniose.
Assim como a dengue, os dracenenses receberam orientações de prevenção contra a doença que acomete o cão e o ser humano.
MANEJÃO – Na terça-feira, 18, foi disponibilizado em pontos estratégicos aos moradores do bairro Jardim Alvorada algumas caçambas, onde os agentes passaram nas casas fornecendo também sacos de lixo e orientando os moradores a retirarem e colocarem nas caçambas qualquer material que não lhe servia mais e que podia acumular água tornando-se possível criadouro do mosquito da dengue, como: móveis velhos, garrafas, pneus, isopor, sucatas, plásticos, etc. Diversos populares contribuíram fazendo a sua parte.
DADOS – Neste ano foram registrados até o momento, 61 casos de dengue, sendo 42 autóctones (adquiridos no município) e 19 importados. Em 2013, o número surpreendeu, quando a Secretaria de Saúde registrou 248 casos de pacientes infectados com a doença.
A população deve manter seus quintais limpos, colocando detergente na caixinha da geladeira, caso haja; lavar diariamente bebedouro de animais; furar ou colocar areia nos pratinhos das plantas. É muito importante também após as chuvas, fazer uma vistoria no quintal e eliminar tudo que esteja com água.