Até ontem, 23, a Secretaria de Saúde e Higiene Pública confirmou 540 casos de dengue no município. Entretanto, rumores na cidade dão conta de que o número de casos da doença passe de dois mil casos.
A secretária interina de Saúde, a vice-prefeita Célia Brandani acredita que realmente o número possa ser maior do que os confirmados atualmente, mas não na hipótese de tantos casos como está sendo colocado por populares nos últimos dias. “Devido a muitos pacientes não notificarem a doença à Secretaria, acredito que o número real seja de 800 casos atualmente”, contou a secretária.
Além dos exames que são realizados no laboratório do Cisnap e no Centro de Saúde, Célia informou que os laboratórios particulares também comunicam a Secretaria sobre cada caso confirmado, conforme constatado na sorologia, com nome e endereço do paciente. Porém, muitos acabam se tratando em casa, e mesmo fazendo os hemogramas para acompanhar o número de plaquetas e leucócitos, não retornam para a realização da sorologia – exame que confirma a dengue.
Sobre a demora dos bloqueios (passar veneno em nove quarteirões próximos onde está o doente) nos bairros, após confirmação da doença, a secretária disse que a atividade é feita somente após a confirmação pela sorologia, que ocorre entre 15 a 20 dias, após o início dos sintomas.
Para aqueles que realizam o hemograma tanto no sistema público quanto no particular e não passam por sorologia, Célia pede para que compareçam ao Centro de Saúde e a realizem para que seja verificada a confirmação ou não da doença, com isso, estará colaborando para com o registro das estatísticas.
Célia disse que antigamente foram constatados apenas dois dos quatros tipos de vírus existentes da dengue, no município. Mas ela acredita que como há indivíduos que apresentam a doença pela segunda vez, há outros tipos do vírus na cidade.
Sobre as providências solicitadas pelo Ministério Público, na semana passada, a secretária avisou que medidas como afixações de cartazes nas residências e ações que garantem o cumprimento das leis, deverão ser acatadas.