A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente começou ontem, 2, a distribuição gratuita das sementes de crotalária, planta que auxilia no combate à dengue. No início da manhã de ontem, dezenas de pessoas já haviam passado pelo órgão em busca da semente.
A crotalária atrai a libélula que desenvolve dois papéis no combate à doença. A planta atrai as libélulas, que na fase adulta se alimentam do Aedes aegypti. E se estiver próximo à água, as larvas da libélula também vão consumir as larvas do mosquito.
O secretário da pasta, Antenor José de Oliveira Filho, informou que as libélulas atraídas pela planta não interferem no equilíbrio ecológico e são inofensivas. No total, foram adquiridos 10 quilos de sementes na cidade de Brejo Alegre (SP). O investimento custou apenas R$ 105, mas promete eficácia no combate do mosquito transmissor.
Antenor ainda mencionou que a Prefeitura também realizará o plantio da crotalária em terrenos baldios, praças e demais locais públicos.
As técnicas de plantio são muito simples. Basta colocar de três a quatro sementes diretamente no solo ou em vasos de jardim e cobrir com terra. Não é necessário irrigar o local todos os dias, mas a terra deve estar sempre úmida. A planta deverá começar a brotar dentro de 10 dias.
A população deve ficar atenta porque o plantio da crotalária não dispensa os cuidados de cada morador com o ambiente doméstico e do governo local com os espaços públicos. Dracena decretou epidemia no final do mês de janeiro. Até sexta-feira, 27, já haviam sidos contabilizados 591 casos da doença.
SERVIÇO – As sementes estão à disposição da população na Secretaria de Agricultura, localizada nas dependências da Fapidra. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (18) 3821-6337.