Com mais de mil casos confirmados, a maior epidemia de dengue já registrada na história de Dracena tem feito com que grande parte da população busque produtos que ajudem a combater o mosquito Aedes aegypti. Entretanto, mesmo com toda a proteção de inseticidas e repelentes, o mosquito ainda tem feito muitas vítimas e infelizmente, quando a doença se manifesta não há outros cuidados a não ser a hidratação.
Nos supermercados da cidade, as águas de coco e os isotônicos têm sido bastante procurados neste período. O comerciante Gilmar Custódio disse estar surpreso com o aumento na venda da água de coco. Em seu estabelecimento, no Mercadão Municipal, ele vem registrando um aumento de 50% na procura do líquido desde o início do ano, quando foi decretada a epidemia de dengue.
Custódio informou que chegou a haver falta da água de coco no mês passado, devido à entressafra e a alta procura. “É o maior movimento já registrado até hoje desde a abertura do quiosque, há dois anos”, contou o comerciante.
ISOTÔNICOS – Os isotônicos – formulados para repor os líquidos e sais minerais – também estão sendo muito procurados nestes últimos meses, confirma o gerente de supermercado, Olair Mantovaneli. O famoso Gatorade costuma ser o mais adquirido por aqueles que necessitam se hidratar.
Populares afirmam que o inhame tem sido um grande aliado no combate aos sintomas dengue. Segundo pessoas que já sofreram com a doença, o tubérculo conhecido por reforçar as defesas do organismo, se batido com água de coco ajuda a hidratar o indivíduo infectado.
Até essa quinta-feira, 9, a Vigilância Epidemiológica já havia notificado 1.128 casos de dengue em Dracena.