Os exames da Campanha de Tuberculose realizados pelo laboratório do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (Cisnap), no último mês, obtiveram um índice de concordância de 100%, conforme as lâminas enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, em Presidente Prudente.
Em breve, o laboratório deverá receber certificado que parabeniza e reconhece os colaboradores da unidade de saúde que estiveram empenhados e se dedicaram durante a campanha de tuberculose, no mês passado, informou a diretora técnica de serviço da Saúde, Rosely Maria Verzegnossi. Foram realizados 960 exames, nos 12 municípios da microrregião de Dracena e seis em penitenciárias, dos quais houve sete casos positivos.
Verzegnossi afirma que os exames passam por um controle de qualidade e as lâminas são escolhidas aleatoriamente pelo Instituto Adolfo Lutz. O laboratório está sendo reconhecido pelo quarto ano consecutivo.
No ano passado, foram realizados 6.288 exames de baciloscopia, um dos métodos para diagnosticar a tuberculose. Destes, 184 foram positivos. Assim que a doença é detectada, as unidades de saúde rapidamente oferecem tratamento de saúde gratuito para bloquear a área em que o paciente convive e evitar a disseminação da tuberculose.
Desde 2013, o Cisnap tem como presidente o prefeito José Antônio Pedretti. O laboratório é o único a atender e realizar esse tipo de exame de Flora Rica a Panorama.