Muitos órgãos públicos interromperam as atividades ontem, 20, após a Prefeitura ter declarado ponto facultativo nas repartições municipais. Entretanto, a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) prosseguiu com as atividades e realizou a nebulização em várias áreas do centro da cidade, como parte das ações de combate à dengue.
Mesmo com toda a movimentação do comércio na véspera de feriado, agentes de saúde percorreram as principais ruas e avenidas de Dracena, realizando a nebulização em residências e lojas do comércio. Hoje, 21, a nebulização não irá ocorrer na cidade.
Até a última quarta-feira, 15, a Vigilância Epidemiológica (VE) já havia confirmado 1.240 casos da doença. A subchefe de Informação, Educação e Comunicação (I.E.C.) da VE, Aline Andrade, comunica que o órgão continua fornecendo caçambas, sem quaisquer custos, para moradores que não podem pagar e desejam descartar objetos de seus quintais.
Andrade também menciona a distribuição gratuita de guarús, peixe que tem apenas cinco centímetros, utilizado no controle biológico do Aedes aegypti. A espécie se alimenta de larvas de mosquitos, o que contribui para a redução do inseto. Segundo a subchefe, os guarús devem ser colocados em bebedouros de animais, piscinas desativadas, entre outros reservatórios que possam acumular água.
HIDRATAÇÃO – Começou a funcionar na última quinta-feira, 16, o Centro de Hidratação, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Jardim Jussara, destinado para pacientes que são diagnosticados com a dengue. O local funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e está localizado na rua Miguel do Nascimento n.º 1.030. Os pacientes com suspeita da doença devem continuar procurando o posto de saúde mais próximo de sua residência, realizar o hemograma e solicitar o encaminhamento ao Centro de Hidratação, caso seja necessário.
A enquete do Portal Regional pergunta desta vez assunto sobre a dengue. O leitor pode opinar sobre a pergunta: ‘Você acredita que as ações de combate à dengue pelo Poder Público em Dracena e região estão sendo suficientes para por fim a epidemia?’ Acesse e vote na enquete no www.portalregional.net