Após uma semana do início dos atendimentos, o Centro de Hidratação para pacientes com dengue, instalado nas dependências da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Jardim Jussara, está com uma média de 15 atendimentos por dia. O número só não foi maior em decorrência do ponto facultativo e feriado de Tiradentes nesta semana, já que muitos pacientes procuraram o Pronto Atendimento Municipal (PAM).
A ESF disponibiliza três salas para a hidratação, com um total de oito lugares para que os pacientes possam receber a aplicação de soro intravenoso. Em caso de suspeita de dengue, os moradores devem procurar o Posto de Saúde mais próximo e solicitar um hemograma para checar a contagem de plaquetas. O paciente é atendido no Centro de Hidratação somente com a apresentação do primeiro hemograma.
Foi o caso do carteiro Roberto Batista de Souza, 41 anos, morador do Jardim das Palmeiras, que começou a sentir os primeiros sintomas no último domingo, 19. Após a realização do exame, constatou que suas plaquetas estavam baixas, sendo necessária a hidratação por meio de soro intravenoso, na manhã de ontem, 23.
O secretário de Saúde, Nelson Antônio Bortolatto acredita que a mudança climática no próximo mês irá diminuir o número de casos de dengue. “Não dá para garantir, já que o Estado inteiro está sofrendo com a doença, mas estamos na expectativa que com a chegada de dias mais frios, o número de casos possa se estabilizar”, disse.
Para Bortolatto, o Centro de Hidratação diminuirá a quantidade de atendimentos prestados no Pronto Atendimento Municipal (PAM). A diretora do PAM, Gisela Puga, informou que até o momento houve uma pequena queda no número de atendimentos neste mês, cerca de 10%.
SERVIÇO – A ESF Jardim Jussara está localizada na rua Miguel do Nascimento, nº 1.030. O Centro de Hidratação funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.