Durante muito tempo, a leishmaniose se manifestava apenas em animais, principalmente nos cães, mas atualmente está cada vez mais comum ocorrer casos de leishmaniose em humanos.
Por meio de nota, a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Dracena informou que este ano, a cidade já registrou três casos de leishmaniose visceral e dois de leishmaniose cutânea (tegumentar).
Embora a assessoria tenha informado que não houve mortes pela doença, no início deste mês, um dracenense de 64 anos após ter contraído leishmaniose, iniciou os tratamento, mas veio a falecer. Atualmente, nenhum morador passa por tratamento.
Como forma de prevenção, a Prefeitura realiza limpeza de áreas verdes, além de distribuir gratuitamente caçambas para que famílias carentes economicamente realizem a limpeza nos quintais. Somente nos primeiros quatro meses deste ano foram distribuídas 656 caçambas.
A Vigilância Epidemiológica ainda realiza orientação aos moradores, entrega ficha de orientação às casas que precisam de limpeza, estipulando prazo para adequação e promove semanas de mobilização uma vez ao ano com panfletagens em escolas, comércio, feira-livre e palestras em escolas.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) prossegue com os trabalhos de inquérito canino, fazendo teste de leishmaniose em cães de vários bairros da cidade.
De acordo com o CCZ, de janeiro a abril de 2015, foram registrados 39 casos de cães com leishmaniose pelo Laboratório Regional do Instituto Adolfo Lutz, em Presidente Prudente.
A reprodução do mosquito palha, transmissor da leishmaniose, também pode ser evitada pela população. É importante que cada cidadão mantenha o quintal limpo de folhas, folhagens, frutas caídas, troncos podres e fezes de animais, para evitar a criação e proliferação do inseto. Deve-se ainda, manter galinheiros, chiqueiros e abrigos de animais afastados da casa e sempre limpos. É recomendado colocar telas finas em janelas e portas da casa, manter a saúde e higiene dos animais, utilizar coleiras repelentes de insetos, além de não permitir que o cão fique solto nas ruas.