Um público de cerca de 60 pessoas, entre mulheres e crianças, percorreu as ruas de Dracena na noite de segunda-feira, 22, com o intuito de chamar a atenção da população para a falta de médicos pediatras nos postos de saúde. A passeata ocorreu da Praça Arthur Pagnozzi até o prédio da Câmara Municipal, onde aconteceu sessão ordinária da casa de leis.
Portando cartazes, faixas, narizes de palhaços e apitos, a manifestação pacífica trouxe a tona um problema que a saúde pública vem enfrentando há meses com a falta de pediatras.
Dizeres como ‘Saúde já’ e ‘Dracena pede socorro’ foram muito aclamados durante a sessão pelos manifestantes.
Durante a sessão, o presidente do Legislativo local, Francisco Rossi, autorizou a organizadora da manifestação, Giovana Lima, explanar detalhadamente a situação em que se encontram os postos de saúde sem o atendimento das crianças com os pediatras. Os pais são orientados a levarem as crianças, em caso de urgência, para atendimento no PAM (Pronto Atendimento Municipal).
Segundo Giovana, os edis se comprometeram a agendar uma data para reunião com o prefeito José Antônio Pedretti, os vereadores e com a própria organizadora da manifestação. “Só vamos parar quando tiver médico para atender”, disse Giovana sobre possíveis novas manifestações na cidade.
A Prefeitura informou que está providenciando com urgência a contratação de uma empresa de prestação de serviços médicos da especialidade de pediatria. A contratação será feita por licitação que está em fase de abertura pelo Cisnap (Consórcio Intermunicipal de Saúde).
O vídeo do momento da manifestação na Câmara é possível acompanhar pelo Portal – www.portalregional.net.br.