É comum ficar resfriado neste período do ano, quando as temperaturas estão mais amenas, por isso, alguns cuidados devem ser redobrados nesta época do ano. Mas se caso a tosse persistir por mais de três semanas, a pessoa deve ficar em alerta, pode não se tratar de um resfriado simples e sim a tuberculose.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, conta que muitas pessoas confundem a tuberculose com a gripe, bronquite e pneumonia, porque os sintomas são bastante parecidos com essas outras doenças. “Ao perceber tosse por mais de três semanas, catarro, febre e emagrecimento acentuado a orientação é procurar o quanto antes avaliação médica no postinho de saúde mais próximo da residência”.
A transmissão da tuberculose é feita pelas gotas de saliva expelidas durante a tosse e espirros de uma pessoa contaminada.
Essa doença tem cura, mas pode causar morte se não for tratada. Atualmente, seis pacientes passam por tratamento na Secretaria Municipal de Saúde. “É interessante saber que hoje existe tratamento totalmente gratuito pelo Ministério da Saúde. A pessoa fazendo o tratamento completo alcança a cura”, pontua Jaqueline. O tratamento inclui medicação durante seis meses.
Uma das medidas de prevenção para não contrair tuberculose é evitar locais fechados, com grande aglomeração de pessoas. Crianças devem ser imunizadas com a vacina BCG.
No início deste ano, a Secretaria de Saúde de Dracena realizou campanha de orientação e de exames para detectar a doença nos postos de saúde.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorece o estabelecimento da tuberculose.