O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Dracena realiza em média, 220 cirurgias por mês, além dos casos diagnosticados que são encaminhados ao Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, ou para outros hospitais da região, como Junqueirópolis.
Segundo a assessoria de imprensa do AME, as cirurgias realizadas no Ambulatório em Dracena, são de catarata, pterígio, calázio, túnel do carpo, cisto sinovial, dupuytren, tenólise dedo em gatilho, tenólise de quervain, escleroterapia, de veias e postetcomia.
“Os demais casos com necessidade de cirurgia são diagnosticados no AME de Dracena e encaminhados para o AME Prudente que dá seguimento no processo, repassando o caso para o Hospital Regional (HR) de Prudente, ou para outros hospitais da região de acordo com a complexidade de cada caso”, explica a assessoria.
ATENDIMENTOS – Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios.
“Os agendamentos das consultas são feitos pelos próprios postos de saúde, com objetivo de proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz”, acrescenta a assessoria.
O AME de Dracena realiza aproximadamente 600 mil atendimentos ao ano em 24 especialidades médicas, 17 exames de apoio e abrange 16 municípios da região.
ESTRUTURAS – Os AMEs são vinculados à Secretaria Estadual de Saúde e são unidades de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes, como ocorre em Dracena.