Outubro é o mês mundial para conscientização e combate ao câncer de mama, segundo tipo mais frequente entre as mulheres e responsável por 22% dos novos casos a cada ano.
A campanha Outubro Rosa, conduzida pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), vem reforçar a importância da mamografia e do autoconhecimento das mamas para reduzir as taxas de mortalidade relacionadas à doença.
O oncologista da Oncomed BH, Leandro Ramos, esclarece que as chances de cura dependem do tipo de tumor, da idade e das condições de saúde do paciente e do estágio em que o câncer for detectado. Daí o enorme valor da prevenção secundária, que significa garantir o diagnóstico precoce, no controle da doença.
“A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres façam a mamografia anualmente a partir dos 40 anos. Cerca de 95% dos pacientes em bom estado de saúde, que descobrem o câncer de mama em fase inicial e seguem o tratamento recomendado, se livra da doença após cinco anos”, afirma.
Em Dracena, mulheres que nunca fizeram ou que precisam fazer a mamografia podem procurar uma unidade de saúde para agendar o exame que é gratuito. (Com informações Oncomed BH).