Na manhã de ontem, 20, alunos da Etec Prof.ª Carmelina Barbosa entregaram panfletos nos semáforos de Dracena, com o intuito de chamar atenção da população para campanha “Eliminando a Capina Química nas Cidades Paulistas”. A ação realizada pela Vigilância Sanitária segue uma determinação da Secretaria de Estado da Saúde.
Os panfletos continham informações sobre o significado da capina química; os motivos de ser ilegal no país; danos ao meio ambiente e para saúde. A capina química é um procedimento que consiste na utilização de produtos tóxicos para o combate de plantas que são consideradas prejudiciais ao homem. O uso indiscriminado dessas substâncias pode ser perigoso à saúde e ao meio ambiente.
A venda destes produtos não é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O uso indevido de herbicidas, mesmo que em quantidades pequenas, pode causar envenenamento.
As crianças são as mais vulneráveis e sujeitas à intoxicação, sobretudo quando fazem uso de espaços públicos para brincar ou quando estão sentadas ao chão e levam à boca objetos e alimentos que estão contaminados com o veneno.
Os animais domésticos (como cães, gatos, cavalos e pássaros) também podem sofrer algum tipo de intoxicação — seja pela água que ingerem ou pelo consumo de capim, sementes e alimentos espalhados pelas ruas. (Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura)