A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena por meio da Vigilância Epidemiológica promoveu a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue entre os dias 16 a 20 de novembro. A atividade foi realizada com o objetivo de promover um esforço concentrado e simultâneo do Poder Público e da população para reduzir os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti, eliminando criadouros do inseto das casas, nas escolas e nos locais de trabalho, para evitar que as pessoas adoeçam.
Várias atividades foram promovidas durante toda a semana, como: “Força-tarefa”, passeatas distribuição de panfletos, orientações e atendimento à imprensa (entrevistas) sobre os principais criadouros e métodos de prevenção da Dengue.
Foram realizadas “Força-tarefa” (arrastão de limpeza) nos bairros Jardim Jussara e Tonico André. Durante a “Força-tarefa”, os agentes de Controle de Vetores juntamente com as agentes Comunitárias de Saúde do ESF fizeram visitas intensificadas, orientando os moradores a colocarem na calçada todo e qualquer material que pudesse acumular água e se tornar um criadouro do mosquito da dengue.
Após a realização da “Força-tarefa”, um caminhão efetuou o recolhimento dos materiais dos arrastões dos referidos bairros, totalizando quase três carregamentos.
A equipe também entregou ofícios em todas as farmácias do município, solicitando aos comerciantes que alertem seus clientes sobre os riscos do uso incorreto de medicamentos em caso de suspeita de Dengue, e para que procurem o Posto de Saúde mais próximo.
A região central da cidade e alguns bairros foram percorridos com carro de som alertando sobre os riscos da doença.
A Vigilância Epidemiológica em parceria com a Secretaria de Educação realizou uma passeata contra a Dengue com os alunos da Emei Cantiga de Ninar. A creche já havia trabalhado o Projeto “Xô Dengue” com os pais e alunos, e cartazes e faixas foram confeccionados.
Os servidores ainda entregaram folhetos informativos nos supermercados para que os funcionários dos caixas colocassem nas sacolas dos clientes.
Mais folhetos informativos foram entregues nas faculdades e universidade da cidade.
Os agentes de Controle de Vetores realizaram vistorias nas casas desabitadas, em parceria com as imobiliárias. Este trabalho já é realizado no dia-a-dia, e nesta Semana de Mobilização foi intensificado.
O combate à dengue é algo sério e um dever de todos, colabore!