Enfrentando uma situação inédita com os casos de microcefalia, seis estados do Nordeste decretaram situação de emergência para agilizar medidas de combate ao Aedes aegypti e exames para diagnóstico da doença. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo. A principal suspeita é que os casos da má formação do cérebro de crianças tenham decorrido da infecção do zika vírus, transmitido pelo mosquito.
O decreto oficial desburocratiza ações e acelerar os gastos públicos, além de permitir a entrada de agentes de vigilância sanitária em imóveis fechados para combater o mosquito.
No estado de São Paulo já há casos notificados de zika, por isso a população deve mantar os cuidados de prevenção ao mosquito Aedes aegypti. É importante salientar o Aedes é o transmissor das seguintes doenças – dengue; febre amarela; chikungunya e zika.
Em Dracena, a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública por meio da Vigilância Epidemiológica realizará nesta semana, a partir de amanhã, 14, até sexta-feira, 18, mais um mutirão de limpeza visando o combate à proliferação do Aedes aegypti.
A orientação é para que a população coloque na calçada: garrafas, isopores, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, sucatas e outros materiais que não serão mais utilizados e que acumulem água favorecendo a procriação do mosquito.
Também é importante lavar diariamente bebedouros de animais, eliminar a água dos vasos de flores, pratos de xaxim e outros recipientes domésticos.
Neste ano Dracena, assim como várias cidades do País, o município também registro epidemia de dengue, com o registro de morte.
Prefeitura informa o cronograma do mutirão
*Segunda-feira (14/12) – Setor 1: Da rua Porto Alegre/Magid Zacarias ao Distrito Industrial; Parque Dracena ao Cemitério; Bairros: Jd. Jussara, Tonico André, Distrito Industrial, Parque Dracena, Jd. Panage, Distrito Industrial José Dancieri, Jd. Das Nações, Distrito Comercial, Vila Itália I e II e parte do bairro Metrópole.
*Terça-feira – (15/12) – Setor 2: Da rua Olavo Bilac/Estrada de Ferro a Belo Horizonte) à Av. José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras; Bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cristóvão, Jardim Campo Belo, Vila Romana, Jd. América, Jd. Europa, Jd. Vera Cruz, Metrópole e Centro.
*Quarta-feira- (16/12) – Setor 3: Da Estrada de Ferro a Av. Expedicionários a rua Irradiação; Bairros: Centro, Vila Lucélia, Jd. São Francisco, Jd. Kennedy, Jd. Éden, Pq. Jamaica.
*Quinta-feira-(17/12)- Setor 4: Do Jd. Brasilândia ao Conj.Virgílio Fioravante; Da Rua Irradiação ao Portal dos Girassóis; Conj.Hab. Emílio Zanata,Vitória Régia e Frei Moacir; Bairros: Jd. Brasilândia, Vila Isabel, Jd. Primavera, Jd. Cristina, Condomínio Eldorado, Jd. Nova Dracena, Jd.Village, C.H. Virgilio Fioravante, C.H. João Vendramini, C.H. Domingos Marques Caldeira, C.H. Waldir B. de Souza, Parque do Bosque, Portal dos Girassóis, C.H. Paulo Vendramin, Nossa Sra. Aparecida e C.H. Emílio Zanata. Distritos de Jamaica e Jaciporã e no bairro de Iandara.
*Sexta-feira- (18/12)- Setor 5: Da rua 9 de Julho a rua Irradiação; Da Estrada de Ferro ao Jd. Alvorada; Bairros: Vila Barros, Jd. Santa Clara, Jd.Alvorada, Vila Godoy, Jd. Ipiranga, Gleba Abolição, Vila Correia, Jd. São Manoel I e II.
(Com informações da Diretoria de Comunicação/Prefeitura de Dracena)