Redes sociais trouxeram ontem, 1º, mensagem alertando para “o primeiro caso confirmado de zika vírus em Dracena”. O aviso pelo WhatsApp dizia que: “O exame havia sido feito em laboratório particular, mas a pessoa não informou a Saúde municipal, não passou por atendimento do SUS”. A mensagem pedia atenção para que utilizem repelentes e os cuidados com a limpeza.
A reportagem entrou em contato com a Aline Andrade, profissional de Informação, Educação, Comunicação (IEC), da Vigilância Epidemiológica da cidade e ela disse que até ontem, não havia nenhuma notificação sobre o zika vírus.
Aline disse que a recomendação da saúde municipal é para que caso alguma gestante apresente sintomas típicos da doença que compareça a unidade de saúde mais próxima para que seja verificada a situação e solicitado o exame. A recomendação do Ministério da Saúde é para solicitar o exame de zika pelo SUS apenas as gestantes com os sintomas da doença, porque o custo é alto.
Sobre a dengue, Aline informou que até ontem, na cidade o número de pessoas com a doença era nove e que havia cerca de 40 exames para a Saúde receber os resultados.