A Vigilância Epidemiológica através da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública de Dracena realizará nos próximos dias 19 e 20 deste mês, a campanha de mobilização social no Estado de São Paulo com o tema: “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que consiste em um arrastão de limpeza no bairro jardim Jussara.
A operação continua nos dias 26 e 27 deste mês no jardim Brasilândia, e dia 18 e 19 de março nos bairros: jardim Alvorada e Tonico André.
A ação tem o intuito de diminuir possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
No final do mês de janeiro, essa operação ocorreu no jardim Santa Clara e Vila Barros com a visita dos agentes de controle de vetores, agentes comunitários, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e voluntários do Rotary, Rotaract e Interact.
Os mesmos farão orientações sobre os riscos das doenças, medidas preventivas. Também será pedido para que coloquem na calçada todo e qualquer material que já não tem mais utilidade e possa acumular água e se tornar criadouro do mosquito. Em seguida, a Secretaria de Agricultura fará o recolhimento do material com um caminhão.
Ainda neste mês está previsto para ocorrer o primeiro mutirão de limpeza deste ano, no qual percorrerá todos os bairros da cidade.
DENGUE – Desde o início do ano, a Vigilância já registrou 21 casos positivos da doença e mais de 40 pessoas ainda aguardam pelo resultado do exame. Por isso, os cuidados devem ser redobrados e evitar água parada, principalmente no período de chuvas e calor intenso.
VOCÊ SABIA – O mosquito se reproduz mais rápido no calor do verão. É difícil perceber a picada do mosquito na hora, pois ela não dói e nem coça. Os ovos sobrevivem por vários meses em local seco antes de entrar em contato com a água e virar larvas.