A Vigilância Epidemiológica (VE) de Dracena confirmou ontem, 18, dois novos casos positivos de dengue no município, subindo para 35 o número de portadores da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Para conter a proliferação do Aedes, a VE intensifica o trabalho de combate ao mosquito. Hoje, 19, e amanhã, 20, no Jardim Jussara, será realizado o mutirão “Operação Todos Juntos contra o mosquito Aedes aegypti”.
A ação, conforme a diretoria de comunicação da Prefeitura consiste-se em um arrastão de limpeza e é uma recomendação do Governo do Estado para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue, transmite também a febre chikungunya e o zika vírus.
Em janeiro, a mesma ação foi realizada no Jardim Santa Clara e na Vila Barros. Os moradores recebem a visita dos agentes de Controle de Vetores, agentes comunitários, agentes da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) e voluntários do Lions Clube de Dracena que farão orientações sobre os riscos das doenças e as medidas preventivas.
Além disso, os materiais que possam acumular água deverão ser colocados nas calçadas para recolhimento que será feito pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
“O apoio da população é muito importante para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. É preciso adotar medidas permanentes, como: manter recipientes fechados com tampas, evitar vasilhas ou similares que retenham água, manter os quintais limpos, sem lixo, entulho, folhas secas e restos de materiais de construção”, informa a Prefeitura.
Outra ação contra a dengue, hoje, de acordo com a VE, ocorrerá das 9h às 10h e das 14h às 15h, pelos alunos da Escola Pinguinho de Gente, em frente ao supermercado Troyano São Francisco, distribuindo folhetos e fazendo orientações sobre a dengue.
CONSCIENTIZAÇÃO – Apesar da gravidade da situação atual no País em relação à dengue, febre chikungunya e o zika vírus, transmitidos pelo Aedes aegypti ainda falta conscientização de parte da população em relação aos cuidados com a proliferação do mosquito.
Nesta semana, a reportagem flagrou nas proximidades do aeroporto de Dracena, uma pilha de lixo doméstico e eletrônicos, como televisores velhos que acumulavam água parada, propícios à procriação das larvas do Aedes.
A subchefe de Informação, Educação e Comunicação da VE, Aline Andrade, reiterou à reportagem a atenção necessária que a população deve ter em relação ao descarte de objetos para não acumularem água. Informou ainda que o lixo eletrônico será retirado durante o mutirão contra a dengue que será realizado na próxima segunda-feira, 22.