A Vigilância Epidemiológica de Dracena percorrerá o setor 3 hoje, 24, dando continuidade aos trabalhos de recolhimento de materiais inservíveis e que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya). Os trabalhos foram iniciados na segunda-feira, 22, e percorrerá sete setores da cidade. Dois caminhões auxiliam nos trabalhos do primeiro mutirão de limpeza deste ano.
Segundo informações da subchefe de IEC, Aline Andrade, mesmo com as chuvas desta semana, que acabou atrapalhando um pouco o trabalho de recolhimento dos materiais, a população está contribuindo e descartando os materiais, sendo a maioria deles, móveis em desuso. Para ser ter uma ideia, somente no primeiro dia de mutirão foram dois carregamentos de materiais inservíveis recolhidos no jardim Jussara.
O número de casos de pacientes que contraíram dengue desde o dia 1° de janeiro até o momento é de 40 casos positivos e cerca de 50 moradores ainda aguardam o resultado do exame. Assim que recebem a confirmação do resultado, os agentes estão visitando as residências para localizar e eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti.
Aline lembra ainda que um carro de som está passando nos bairros um dia antes do recolhimento alertando os moradores para o mutirão. “O trabalho geralmente ocorre com a panfletagem, mas devido às chuvas não tem sido possível fazer a entrega dos panfletos informativos”, diz.
Hoje, as atividades estarão concentradas no setor 3, que envolve a Rua Olavo Bilac/Estrada de Ferro a Belo Horizonte – (Av. José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras). Bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, Vila Romana, Jardim América, Jardim Europa, Jardim Vera Cruz, Metrópole e Centro.
Amanhã, 25 – Setor 4 – (da Estrada de Ferro a Rua Fioravante) – (Av. Expedicionários a rua Irradiação). Bairros: Centro, Vila Lucélia, Jardim São Francisco, Jardim. Kennedy, Jardim Éden, Parque Jamaica, Condomínio Eldorado.
A orientação é que a população coloque na calçada (logo no início da manhã) garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, bidês, vasos sanitários, caixas de descarga, fogões, sofás, sucatas ou qualquer outra coisa que possa acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito.
DICA – Lembre-se de lavar diariamente bebedouros de animais, eliminar a água dos vasos de flores, pratos de xaxim e outros recipientes domésticos. O mutirão é uma oportunidade para a população fazer a limpeza do quintal e evitar multas.
PALESTRA – Desde segunda-feira, a subchefe de IEC, Aline Andrade ministra palestras aos beneficiários do Programa Renda Cidadã, da Assistência Social, que abrange todos os bairros da cidade. A palestra que encerra amanhã ocorre sempre a partir das 8 horas, na sala da catequese da igreja matriz Nossa Senhora Aparecida, com o tema: Todos juntos contra o Aedes aegypti.