Presidente Prudente tem um novo recorde histórico de casos positivos de dengue. Nesta segunda-feira (14), a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) informou mais 538 confirmações da doença. Com isso, o total de infectados chega a 4.068 nesses três primeiros meses do ano, que supera a quantidade de 2013, que teve o registro de 3.730 catalogações. Há ainda 7.142 notificações da doença.
 
Em relação aos mutirões realizados no sábado (12), a educadora de saúde da VEM, Elaine Bertacco, contou que foram recolhidos 14 caminhões de possíveis criadouros do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.
 
A educadora disse também que a VEM tem sentido “mais engajamento por parte da população”, mas afirma que sempre todo apoio será necessário. Elaine orientou que a pessoa que contrair dengue deverá fazer repouso e utilizar repelente, já os demais deverão eliminar os possíveis criadouros. “Tem muito ainda a se fazer ainda em relação a eliminar recipientes”, conclui a educadora.
 
Até a última semana, a Vigilância Epidemiológica Municipal de Prudente confirmou 11 mortes causadas pela doença e mais seis que estão em investigação.