Os casos de dengue em Dracena, registrados pela Vigilância Epidemiológica (VE), neste ano, totalizaram 80, até o dia 24. Segundo a VE, os resultados positivos nos exames de suspeitos com a doença realizados pelo Instituto Adolfo Lutz, em Presidente Prudente, vêm caindo nas últimas semanas.
“Principalmente se compararmos ao ano passado, quando houve epidemia da doença no município”, informa a subchefe de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância, Aline Andrade. Segundo ela, o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, continuam sendo reforçado e a população tem se engajado mais no combate ao Aedes.
“Principalmente após a constatação de o mosquito Aedes transmitir também o zika vírus e a febre chikungunya”, informa Andrade.
Em Dracena, há o registro de um caso de zika vírus confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde e mais dois casos da doença diagnosticados em laboratórios particulares que não são incluídos na estatística oficial da Secretaria.
De acordo com a VE, os 80 casos de dengue foram registrados em diversos da cidade. Em uma ação realizada há poucos dias, Andrade informa foram retiradas duas cargas de caminhões nos bairros Tonico André, Emílio Zanatta e Jardim Alvorada, carregados com objetos que podem conter água parada, onde o mosquito Aedes se procria.