Ontem, 29,, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) de Presidente Prudente, revelou que um dos cinco exames que aguardavam resultado sobre possível morte por dengue foi positivo. Agora Prudente contabiliza 12 óbitos pela doença neste ano.
Porém, o número pode aumentar já que nove exames ainda estão em investigação, segundo a VEM. De acordo com a coordenadora da VEM, Vânia Maria Alves Silva, a boa notícia é que o número de exames negativos aumentou nos últimos dias.
“Mas, vários resultados ainda serão computados pelo fato de os mesmos estarem em análise para se ter conhecimento se são autóctones, isto é, contraídos em Prudente, ou importados, ou seja, vindos de outros municípios”, explica sobre o número de vítimas da dengue na cidade. Atualmente, são 4,9 mil casos.
Mais uma vez, Vânia pede a colaboração da população no combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Já que as atividades seguem sendo realizadas normalmente, sendo as ações de rotina, nebulizações costal e ambiental, intensificação no Bloqueio do Controle de Criadouros, entre outros”, pontua.
“Acreditamos que em duas semanas concluiremos os arrastões e voltaremos em algumas áreas já trabalhadas, uma vez que este serviço se estenderá até o último sábado de abril. Além disso, na próxima semana terá mais nebulização ambiental [ainda em bairros a serem definidos]. Também estamos promovendo ações educativas em escolas, empresas, clubes de serviços, enfim. Ainda precisamos da colaboração dos munícipes, pois o período crítico de proliferação do Aedes [aegypti] se estende até maio”, conclui.