Na prevenção do Aedes Aegypti, nem sempre o acúmulo de água é visível como em garrafas, pneus e vasos de plantas. Calhas entupidas, ralos sifonados descuidados e até infiltrações também são perfeitos para a proliferação do mosquito, explica Michelle Paris, diretora da Desentupir 24h (www.desentupir24h.com.br), que faz serviços de desentupimento e manutenção de encanamentos há mais de 30 anos. A especialista apresenta três soluções para acabar com os criadouros escondidos:
1 – Canaletas livres para a chuva
“As calhas devem estar funcionando muito bem nessa época do ano, em que chove muito”, conta Michelle. Por isso, é importante que sejam feitas vistorias periódicas, de preferência antes da primavera e verão. “Também é possível fazer testes simples em casa, jogando água com uma mangueira para ver se escorre sem problema”, indica.
2 – Ralos de banheiro
Por sua vez, ralos sifonados, comumente encontrados no banheiro, lavanderia e quintal, são armadilhas escondidas na casa. Desenhados para impedir que o mau cheiro da água do esgoto “volte” pelo encanamento, eles criam naturalmente uma pequena poça com água parada. “Desde que haja uso constante não há nada demais nisso, mas um ralo em um cômodo da casa que não é muito lavado ou no banheiro que virou quartinho da bagunça pode se tornar foco criadouro de mosquito”, conta a diretora da Desentupir 24h.
3 – Poças invisíveis
Por último, Michelle chama a atenção para potenciais focos impossíveis de serem vistos, que surgem dentro da estrutura interna de casas e edifícios. “Vazamentos entre apartamentos podem resultar em água parada nos vãos do prédio. Nesses casos, utilizamos vídeo inspeção para encontrar precisamente onde está o problema e corrigir qualquer irregularidade de forma adequada”, afirma a especialista.
Por mais que seja possível fazer esse tipo de manutenção e prevenção em casa, o ideal é que para os reparos sejam contratados profissionais qualificados, já que uma perfuração pode fazer com que a rede de esgoto contamine lençóis freáticos. “A maior recomendação é: se você tem qualquer dúvida, não faça. Chame uma empresa especializada para não comprometer o saneamento básico do seu bairro”, diz Michelle.
Fonte: www.desentupir24h.com.br