A diretoria de comunicação da Prefeitura de Dracena enviou nota da Secretaria de Saúde e Higiene Pública na tarde de ontem, 4, ao Jornal Regional informando o resultado do exame do Instituto Adolfo Lutz referente a causa da morte da professora Patrícia Mara Cardili dos Santos, 36 anos, que faleceu no dia 11 de março, na Santa Casa de Dracena.
Segundo a nota, o exame apresentou resultado negativo para H1N1. O caso continuará sendo investigado e outros resultados são aguardados.
Ainda conforme a diretoria de comunicação da Prefeitura até o momento, o município não possui nenhum caso de H1N1 confirmado.
Os sintomas do H1N1 são parecidos com os de outras gripes: os mais comuns são febre alta, tosse, dificuldade para respirar, dor muscular e de dor cabeça.
Ainda de acordo com a Secretaria, medidas simples como lavar as mãos com sabão, higienizar as mãos com álcool em gel, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, deixar os ambientes de casa e do trabalho arejados, agasalhar-se bem e cobrir o rosto com lenço descartável quando tossir ou espirrar são essenciais para evitar a proliferação da doença.
CASO PARTICULAR – Em Dracena, na semana passada, um dos laboratórios de análises clínicas confirmou através de exame de sangue, um caso positivo da gripe H1N1. Segundo informações obtidas pela reportagem do Jornal Regional junto ao responsável pelo laboratório particular tratava-se de um paciente morador da região. Por motivos éticos preferiu-se não identificar o sexo tão pouco a cidade em questão.
O responsável pelo mesmo laboratório ainda informou que aguardava outros resultados de exames do H1N1.