No “Dia D” da campanha de vacinação contra a gripe, ontem, 30, os postos de saúde de Dracena registraram grande procura, principalmente no período da manhã. A vacina imuniza contra o vírus influenza, causador da H1N1 e outras gripes.
Nesta primeira etapa da campanha estão sendo imunizados pela rede pública de saúde, bebês com seis meses ou mais, crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), indígenas, e profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e unidades de pronto atendimento, públicos e privados, e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) em todo o estado.
A partir do dia 9 de maio, segunda-feira, a vacinação se estende para quem está diagnosticado com doenças crônicas e demais profissionais de saúde. A campanha no estado de São Paulo termina no dia 20 de maio, para todo o público-alvo.
Ontem, no “Dia D”, a campanha em Dracena foi realizada no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), onde no período de manhã, formou-se longa fila para o atendimento e também nos PAS Albert Sabin (São Manoel), Irene Kato (Jardim Brasilândia) e Eduard Ligeris (Santa Clara).
A partir de amanhã, 2, a vacinação irá ocorrer somente no Postão (Dr. Takashi Enokibara), onde também será centralizada a segunda etapa da campanha, das 8h às 15h.
No estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde pretende vacinar na campanha, 9,5 milhões de pessoas que corresponde a 80% das 11,9 milhões que formam o público-alvo.