As doses da vacina contra a gripe acabaram em menos de quatro horas em Dracena por conta da alta procura da população. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram enviadas pelo governo do Estado, 3.300 doses para a primeira etapa da campanha iniciada no último sábado, 30.
A diretoria de comunicação da Prefeitura informou na tarde de ontem, 2, que foram vacinadas no primeiro dia, 655 crianças; 2.126 idosos; 62 gestantes; 18 puérperas e 439 trabalhadores da Saúde.
Os postinhos de saúde que iriam atender o público-alvo até as 16h30 tiveram que fechar as portas em poucas horas, por volta das 11 horas já não se encontrava nenhuma dose. O mesmo ocorreu no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), que por volta do meio-dia, o atendimento ao público foi encerrado, porque não havia mais doses da vacina, no ‘Dia D’ de imunização, previsto para ocorrer até as 17h. Longas filas se formaram nas primeiras horas do dia.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, a imunização está suspensa e até esta quinta-feira, 5, novas doses deverão estar disponíveis apenas no Postão, das 8h às 15h.
Nesta primeira etapa devem ser vacinadas as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da Saúde e pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Jaqueline ressalta que as mulheres grávidas devem apresentar documento que comprove a gestação, já as puérperas precisam levar o registro do bebê. Todos devem estar munidos da caderneta de vacinação.
A segunda etapa da vacinação terá início no próximo dia 9 (segunda-feira), quando as doses estarão disponíveis para pessoas com doenças crônicas e os presos.
A vacina da gripe desta campanha nacional protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B. As doses não são recomendadas as pessoas que apresentam reações graves ao ovo de galinha. A campanha nacional se encerra no dia 20 de maio.