A vacina contra a gripe H1N1 já começa a ser encontrada pelo público-alvo no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), após ter faltado na unidade de saúde durante o ‘Dia D’ da campanha no último sábado, 30.
Assim que o posto de saúde abriu as portas ontem, 5, uma longa fila se formava no lado externo da unidade. A maioria por idosos que aproveitaram o momento para garantir a dose da vacina e se imunizar.
Devido à quantidade de pessoas que se formavam muitos já tomavam a dose no saguão da unidade.
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde na tarde de ontem, a reportagem foi informada de que o público-alvo poderá continuar indo nos próximos dias receber a vacina.
Vale lembrar que ainda hoje está sendo imunizado as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), trabalhadores da Saúde e pessoas com 60 anos ou mais de idade.
Já a partir da próxima segunda-feira, 9, a vacinação também estará disponível para pessoas com doenças crônicas e os presos.
A vacina da gripe desta campanha nacional protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e influenza B. As doses não são recomendadas as pessoas que apresentam reações graves ao ovo de galinha. A campanha nacional se encerra no dia 20 de maio.