As obras de construção de três Estratégias de Saúde da Família (ESF) em Dracena, localizadas nos bairros Campo Belo II, Frei Moacir e Paulo Vendramin, foram retomadas e a previsão é serem concluídas até o mês de dezembro, conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o secretário de Saúde e Higiene Pública, Nelson Bortolatto, as obras ficaram paradas no ano passado por falta de repasses da União. O programa das ESF pertence ao Governo Federal.
Dracena foi contemplada com sete ESF, duas estão prontas e em funcionamento no Jardim Jussara e Jardim Brasilândia. Outras duas serão instaladas nos distritos de Jamaica e Jaciporã.
Conforme Bortolatto, a construção das duas unidades nos distritos ainda não foram retomadas por problemas de documentação com a empreiteira responsável. Pendência, que de acordo com ele, será encaminhada ao setor jurídico da Prefeitura para as obras também serem reiniciadas.
O secretário explica que na primeira etapa do convênio com a Prefeitura, o Ministério da Saúde liberou 20% do valor do total dos projetos, quando os serviços tiveram início, mas no ano passado houve o bloqueio nos repasses das verbas que impediram a continuidade.
Cada ESF está orçada em R$ 406 mil, com exceção da unidade no Campo Belo, que é mais ampla (porte II) e os custos são de R$ 646.383,62. “Essa unidade ira atender uma população maior, moradores do bairro e adjacências”, informa o secretário.
A construção da ESF do Campo Belo II, começou em 20 de maio de 2014, com previsão de ser concluída um ano depois, em 20 de maio do ano passado.
Bortolatto acrescenta ainda que a retomada das obras das três unidades só foi possível porque recentemente o Governo Federal liberou 60% dos recursos destinados à implantação. “Os 20% restantes serão repassados após o término das obras”, conclui.