O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Dracena, está incluído na relação das 27 unidades estaduais que irão aumentar o número de cirurgias de catarata até o mês de dezembro.
Quinta-feira, 8, o governador Geraldo Alckmin, anunciou que a Secretaria Estadual de Saúde, começa a promover um grande mutirão para realização de cirurgias de catarata no Ambulatório Médico de Especialidades de Dracena e em outras 26 unidades de todo Estado.
Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, o Governo do Estado vai fazer um investimento extra de R$ 7 milhões para realizar os procedimentos. “A meta é realizar mais 7 mil cirurgias até dezembro, o que representará 33,3% a mais do que é feito na rotina. Com isso, em vez de 21 mil cirurgias serão realizadas 28 mil”, informa a assessoria.
AGENDAMENTOS – Conforme a assessoria, o procedimento para agendar as cirurgias nesta etapa continua o mesmo. O paciente deve se dirigir a uma unidade de saúde do município para constatar a necessidade da cirurgia e encaminhá-la ao AME.
“Os pacientes serão atendidos mediante agendamento dos municípios pela Central de Regulação de Oferta e Serviços de Saúde (Cross), do Governo do Estado”, explica a assessoria. O mutirão até dezembro em Dracena, irá atender pacientes de todas as cidades pertencentes à região de Presidente Prudente.
No total, serão beneficiados pacientes de 16 regiões do Estado: ABC, Araçatuba, Barretos, Campinas, São Paulo, Bauru, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente, Franca, São João da Boa vista, Vale do Ribeira, Piracicaba, Baixada Santista e Sorocaba.
“O objetivo do mutirão é agilizar o atendimento, ofertando mais cirurgias de catarata por meio dos AMEs, e ajudando a evitar casos de cegueira em pessoas com diagnóstico de catarata”, afirma o secretário de Estado da Saúde, David Uip. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde)