No primeiro dia da campanha nacional de multivacinação, ontem, 19, crianças e adolescentes de Dracena, começaram a procurar o Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara (Postão), para colocar em dia suas carteiras de vacinação.

A campanha prossegue até o dia 30 e inclui pela primeira vez as 14 vacinas disponíveis pelo Sistema Único da Saúde (SUS), incluindo a HPV contra o colo de útero para meninas. A ação é voltada para crianças de zero a cinco anos e adolescentes de dez a 15 anos.

DRACENA – O secretário de Saúde, Nelson Bortolatto, informa que o Ministério da Saúde está enviando doses extras que serão suficientes para atender a procura por vacinas nestes dias no município.

Bortolatto reforça aos que ao levarem os filhos, pais não esquecerem as carteiras de vacinação. “A vacinação em dia é a forma mais segura de proteger os filhos”, afirma.

A subchefe de notificações de doenças da Vigilância Epidemiológica Municipal, Cristiane Silva, ressalta que o objetivo do Ministério da Saúde, é atualizar as carteiras de vacinação das crianças e adolescentes e por isso não há meta em números a ser alcançada.

“A ideia é atingir o máximo de crianças e adolescentes que estão com as carteiras desatualizadas”, esclarece.

Ela cita como exemplos, as vacinas contra a hepatite que tem três doses obrigatórias, mas há casos de crianças que não completam o ciclo e tomam apenas um ou duas. Assim como contra o tétano, obrigatória a cada dez anos e também se registra falta nas cadernetas.

A HPV, contra o câncer de colo de útero, voltada para meninas de nove a 13 anos é outra vacina importante no calendário nacional que faz parte da campanha.

São duas doses obrigatórias da HPV, mas em todo o País se constata meninas que tomam a primeira e não completam com a segunda dose, o que invalida a proteção.

HPV – Segundo o Ministério da Saúde, até março apenas 69,5% das meninas de 9 a 11 anos no País tinham tomado a primeira dose da vacina. Quanto à segunda, a adesão foi ainda pior, só 43,73% do público-alvo foi atingido.

VACINAS – Fazem parte da campanha, vacinas contra a hepatite A, VIP, meningocócica C, rotavírus, HPV, pneumo 10, febre amarela, varicela, pentavalente, tetraviral, dupla adulto, DTP, tríplice viral e VOP (poliomielite).

Para as imunizações, o Ministério da Saúde, enviou 19,2 milhões de doses extras das 14 vacinas para os postos de saúde de todo o País.

DIA D – No próximo sábado, 24, será o Dia D da campanha. Nesta data em Dracena, o Postão estará aberto das 8h às 17h e o PAS do Jardim Brasilândia, das 8h às 16h30.