Mulheres que estão na faixa etária de 40 anos a 75 anos que ainda não fizeram o exame de mamografia e o preventivo do câncer do colo de útero, o Papanicolau, ainda têm até esta quinta-feira, 27, no período da noite para procurar as unidades de saúde. O Centro de Saúde “Dr. Takashi Enokibara” (Postão) e o ESF “Dr. Affonso V. Rezende” (ESF Brasilândia) terão equipes de plantão das 18h às 20h, nesta quinta-feira. O atendimento noturno foi oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde durante este mês, que se comemora o Outubro Rosa com o objetivo de oferecer mais comodidade a mulheres que não tem tempo de comparecer as unidades no horário de atendimento cotidiano.
Conforme informou a enfermeira Daniela Maeda, do setor de ginecologia do Postão, na primeira quinta-feira do mês foram realizados 32 exames; na segunda quinta foram 40 exames e na terceira, 60 exames, nas duas unidades que estão oferecendo o atendimento noturno uma vez por semana. Daniela espera que nesta quinta-feira a procura seja maior.
O serviço no horário especial teve início no dia 6 e terminará esta semana – quinta-feira. Para fazer o exame no período da noite basta comparecer ao Postão ou no ESF Brasilândia das 18h às 20h.
Daniela ressalta que o preventivo de colo de útero é voltado às mulheres que estão na faixa etária dos 25 anos aos 65 anos. É um procedimento realizado na técnica de coleta, com materiais descartáveis, e quem realiza o exame de coleta é a enfermeira.
Quanto à capacidade de atendimento à noite, Daniela explica que as unidades estão preparadas para colher cerca de 200 amostras (por dia) com relação ao do câncer de útero. “Estamos trabalhando em cinco enfermeiras”, diz.
Daniela explica que o exame de prevenção de colo de útero e a mamografia são exames que servem para detectar o câncer de colo de útero e o câncer de mama, respectivamente. Também para diagnosticar as doenças sexualmente transmissíveis, que causam 99% do câncer de colo de útero.
SERVIÇO: Após essa semana, quando será concluído o serviço à noite as quintas-feiras, as unidades de saúde continuam atendendo normalmente no horário de costume. Para mais informações pode-se ligar no 3822-3151.