Começou segunda-feira, 21, e vai até sexta-feira, 25, a Semana Estadual de Mobilização contra o Aedes aegypti, com ênfase na eliminação de criadores do mosquito. A ação da Vigilância Epidemiológica é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, através da Prefeitura de Dracena.
De acordo Aline Andrade, subchefe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da Vigilância Epidemiológica, o objetivo da campanha é mobilizar para um meio ambiente saudável e livre de focos do mosquito.
“Estamos nos aproximando do período mais favorável a proliferação do inseto transmissor das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Nesta semana apresentaremos palestras educativas e serão entregues folhetos informativos e ofícios de adequação de locais e cuidados diários”, explicou.
As palestras serão realizadas na escola municipal Luiza Rossa Ribeiro e Colégio Objetivo. Os folhetos estarão em farmácias, supermercados, unidades de saúde e igrejas. Já os ofícios serão destinados a proprietários de ferros-velhos, recicladoras, oficinas, borracharias, etc.
“A população deve fazer a sua parte. É fundamental manter os quintais limpos; se a geladeira tiver caixinha, colocar detergente; lavar diariamente os bebedouros dos animais; furar ou por areia nos pratos das plantas; além de também vistoriar o quintal após as chuvas e eliminar tudo que esteja com água, local preferido do mosquito”, ressaltou a subchefe de IEC.