Nesta semana foi confirmado o primeiro caso humano positivo de leishmaniose do ano de 2017 em Dracena. Trata-se de uma criança de um ano de idade, moradora do Jardim Brasilândia, que está hospitalizada no Hospital Regional de Presidente Prudente, com quadro clínico estável.
A Vigilância Epidemiológica, novamente em parceira com Sucen, também intensificou o combate no bairro onde foi confirmado o caso, realizando manejo ambiental, que teve início nesta quinta-feira, 12, e prossegue ainda hoje, pela manhã, 13, e em breve fará a borrifação na área.
A enfermeira Ligia Sinatura, afirma que a Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública está dando toda a assistência necessária aos familiares do paciente, e que, além de ter intensificado o combate ao mosquito palha, é extremamente necessário a conscientização da população sobre a gravidade da doença e alerta dos proprietários de cães acerca da importância da prevenção.
A Prefeitura Municipal de Dracena, através da Vigilância Epidemiológica em parceria com a Sucen está realiza ainda a borrifação do veneno de leishmaniose no Jardim Jussara, devido a um caso humano positivo da doença no mês de dezembro de 2016.
A Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública informa que o paciente ficou hospitalizado, mas já recebeu alta médica e se recupera em casa.