Com a proximidade do feriado prolongado devido ao evento carnavalesco, o Ministério da Saúde irá distribuir até o início do carnaval, 77 milhões de preservativos em todo o Brasil, com o objetivo de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), com o slogan da campanha “No carnaval, use camisinha e viva essa grande festa”.
Aqui em Dracena, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública, disponibiliza os preservativos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), diretamente ao paciente em todas as unidades de saúde.
De acordo com a Secretaria de Saúde, houve um aumento no consumo nos últimos dias, devido ao aumento do fluxo de pacientes nas unidades.
Ainda segundo a pasta, o consumo de preservativo feminino é bem inferior, sendo em média 50 unidades mensais no total, distribuídas na unidade e nos postos adjacentes.
Conforme os dados, a Saúde distribui os preservativos em média na seguinte maneira: Farmácia do Centro de Saúde “DR. Takashi Enokibara” (Postão) 1.440 por semana; PAS “DR. Eduardo Ligeris” (Jardim Santa Clara) 288 por mês; PAS “DR. Albert Sabin” (Postinho São Manoel), 288 por mês; E.S.F II “DR. Afonso Resende” (Jardim Brasilândia), 288 por mês; E.S.F I “DR. Julio Antonio Bragatto” (Bairro Jussara), 144 por mês; PAS “DRA. Irene H. Kato” (Jardim Brasilândia), 288 por mês; PAS “DR. José Serafim Barbosa” (Distrito de Jaciporã), 144 preservativos por mês e PAS “DR. Antonio Dias Pedroso” (Distrito de Jamaica), 144 preservativos por ano.
A Prefeitura disponibilizou diversas caixas de preservativos, que serão distribuídos durante o período festivo.