A alta temperatura nos últimos dias faz com que o consumo de água e outros tipos de líquidos que o corpo necessita para amenizar o desconforto climático, tornam-se importante para a saúde, principalmente para o bom funcionamento dos rins.
Os órgãos são tão importantes que têm até um dia próprio. Ontem, 9, foi comemorado o Dia Mundial do Rim.
Neste ano a Sociedade Brasileira de Nefrologia, traz o tema ‘Doença Renal e Obesidade. Estilo de Vida Saudável para Rins Saudáveis’, com objetivo de promover ações e divulgar informações relacionadas à prevenção das doenças renais.
Em Dracena, o setor de hemodiálise da Santa Casa é comandado pelo médico nefrologista Antônio Américo Alves e demais integrantes da equipe médica de nefrologistas Adolfo Mansano Garcia, Flávio José Boroti, Francisco Floro Sinatura.
De acordo com o nefrologista Adolfo Mansano Garcia, cerca de 100 pacientes de 12 cidades vizinhas que compreende Irapuru a Panorama e também de Dracena são atendidos. São realizadas diariamente 50 sessões de hemodiálise na Santa Casa, os pacientes são atendidos três vezes por semana.
Ainda segundo ele, cerca de 1.200 a 1.300 sessões de hemodiálise ao mês são realizadas no setor na Santa Casa de Dracena.
Segundo o nefrologista Adolfo Mansano, as doenças renais mais comuns entre os pacientes são a hipertensão e diabetes, além da insuficiência crônica renal.
É o caso da paciente de Irapuru, Lucirele José de Brito, 60, que viaja 26 km de Irapuru a Dracena três vezes por semana, para passar pelas sessões.
Ela conta que há um ano faz este trajeto devido ao tratamento dos rins, por sofrer de hipertensão.
O nefrologista Adolfo Mansano ressalta a importância do consumo de líquidos, principalmente da água e a diminuição do excesso de sal na comida, como uma forma de prevenir as doenças renais.
Conforme ele, outro método preventivo é o exame da coleta de sangue para medir a quantidade de creatinina, para avaliar a função dos rins, em que o valor normal varia com o sexo, raça e idade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, um em cada dez brasileiros sofre de doenças renais.