A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), dará início nesta segunda-feira (17), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, em Presidente Prudente. A imunização segue até o dia 26 de maio. O “Dia D” da campanha está marcado para 13 de maio, segundo a Prefeitura.

Podem tomar as doses aquelas pessoas que se enquadram nos grupos prioritários, ou seja, as gestantes, as mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas), crianças de 6 meses a menores de cinco anos, indivíduos com mais de 60 anos e aqueles que possuem alguma doença crônica. Também têm direito à vacina os trabalhadores da área da saúde, professores da rede pública e particular e povos indígenas, de acordo com a Prefeitura.

Em Presidente Prudente, a previsão é imunizar pelo menos 90% do público-alvo. A estimativa populacional do município aponta que o grupo de idosos é o mais volumoso entre os beneficiados, com 28.570 munícipes. Já crianças entre seis meses e cinco anos somam 11.767 pessoas. Trabalhadores da saúde correspondem a 8.691 pessoas. Já as gestantes são 2.160 e puérperas, 355 mulheres, conforme a Prefeitura.

De acordo com a diretora da VEM, Elaine Bertacco, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs) vão disponibilizar as doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A vacina é trivalente e imuniza contra a Influenza A (H1N1), A (H3N2) e B, conforme a Prefeitura.

“A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves da gripe”, declarou Bertacco. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.