Mais uma vez, o Laboratório do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Nova Alta Paulista (Cisnap) tem o trabalho reconhecido pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. A entidade vai receber o prêmio, pelo desempenho realizado durante a Campanha Nacional contra a Tuberculose, realizado no mês de março.
O Cisnap funciona junto à Secretaria Municipal de Saúde e é presidido pelo prefeito de Dracena, Juliano Bertolini.
Segundo a bióloga do órgão, Rosely Maria Verzegnossi, o órgão obteve o diploma de reconhecimento pela Secretaria da Saúde, por realizar durante o mês da campanha, 1.241 exames para detectar o bacilo de Koch, que transmite a tuberculose. Conforme a bióloga, deste total, 29 exames resultaram positivos para a doença.
O Consórcio do Cisnap atende 12 municípios, entre Flora Rica a Panorama, além da população carcerária de cinco presídios, mais duas unidades da Fundação Casa na região.
“Foi um reconhecimento pela dedicação dos funcionários para alcançar o objetivo proposto”, ressalta Verzegnossi. O laboratório do Cisnap possui 11 funcionários e é presidido pelo prefeito Juliano Bertolini. Frequentemente é premiado pelo trabalho. Desta vez, conforme a bióloga, o prêmio será um diploma da Secretaria Estadual da Saúde.
NO BRASIL – Dados do Ministério da Saúde, indicam que em 2016, foram registrados 66,7 mil casos novos e 12,8 mil casos de retratamento (abandono ao tratamento) de tuberculose no Brasil e a meta até 2035 é ter a incidência menor que 10/100 mil habitantes.
O coeficiente de mortalidade por tuberculose apresentou redução de 15,4%, passando de 2,6/100 mil habitantes, em 2006, para 2,2/100 mil habitantes em 2015.
No mundo, em 2015, a tuberculose foi a doença infecciosa que mais causou mortes.