A Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) prorrogou novamente a campanha de vacinação contra gripe para os grupos prioritários, em Presidente Prudente. A imunização seguirá até o dia 7 de julho, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Neste novo calendário, ampliado pela terceira vez, o município também incluiu novos grupos prioritários.
Segundo o balanço parcial divulgado pela VEM, a cobertura vacinal total atingiu 91,80% dos grupos prioritários. Em relação ao público-alvo, o órgão informou os seguintes índices: idosos: 97,07%; crianças: 73,35%, gestantes 73,24%; puérperas: 93,80%; e trabalhadores da saúde: 94,18%.
Além da prorrogação, novos grupos foram incluídos na campanha. São eles os profissionais que trabalham com pessoas em situação de rua, cuidadores de idosos e crianças, auxiliares de classe e demais funcionários de escolas do ensino básico e superior, funcionários das creches, trabalhadores da limpeza urbana e coletores de resíduos e doadores de sangue e medula óssea.
A vacina também estará disponível para funcionários dos Correios e do Poupatempo, bombeiros, policiais militares, civis e federais e agentes da Guarda Municipal, trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns; Defensoria Pública; Procuradoria-Geral (procuradores); Ministério Público (promotores) e Defesa Civil.
A campanha contra gripe iniciou no dia 17 de abril e seguiu até 26 de maio. O primeiro prazo prorrogado foi até 9 de junho. Na sequência, a campanha foi ampliada até a última sexta-feira (23) e, agora, até 7 de julho.