A Vigilância Epidemiológica de Dracena (VE) orienta a população para a limpeza do terreno doméstico e baldio, para a coibição do surgimento de escorpião na cidade.

A subchefe de Informação, Educação e Comunicação da VE de Dracena, Aline Andrade orienta para a importância de manter sempre limpos os quintais e ralos domésticos, porque segunda ela, os escorpiões procriam em ambientes úmido como: amontoado de folhas, entulho de construção civil e no esgoto doméstico (ralos).

Ainda segundo Aline, no caso dos ralos domésticos, é importante que o morador tenha uma tampa com alavanca de abrir e fechar, uma vez que, que o escorpião vem do esgoto e também, a fixação do rodinho nas portas da casa, para que o aracnídeo não entre no imóvel.

De acordo com a subchefe de informação da VE, os escorpiões se alimentam de baratas, formigas e cupins, e ressalta a população utilizar inseticida comum de uso doméstico para coibir a presa para os aracnídeos.

Aline enfatiza que, caso no bairro ou na vizinhança tenha um lote ou casa abandonada, pode estar entrando em contato com a Vigilância Epidemiológica, para os agentes vistoriarem o local e ser feito a notificação e contato ao respectivo dono, com objetivo de ser feita a limpeza do terreno.

Em caso de encontrar um escorpião, a subchefe de Informação da VE, orienta a pessoa a capturar o animal com a utilização de um objeto em segurança e colocar num frasco e levar até a Vigilância Epidemiológica.

 

Em caso de picada

 

A Vigilância Epidemiológica de Dracena orienta que em caso de picada por um escorpião é necessário que a pessoa seja levada imediatamente ao Pronto Atendimento Municipal e lave o local com água e sabão e não faça uso de nada que pressione o local da picada, como por exemplo: torniquete.

A picada do escorpião pode ocasionar os seguintes sintomas ao ser humano: leve- dor e amortecimento leve no local da picada; moderada – dor intensa, vômitos ocasionais, suor, agitação, taquicardia e hipertensão arterial e em casos graves de agravamentos como: dor, suor e vômitos intensos, pulso lento, falta e ar intensa e choque, podendo levar à morte.